Um símbolo chinês -que podes ou não narrar o que pensa-, um dragão, a data do nascimento de alguém primordial ou mesmo teu nome. Ideias pra fazer tatuagens existem milhares e são muitas as pessoas que resolvem entrar pela frente de uma agulha para definir “existência”. O que talvez não saibam, são os efeitos colaterais que poderá ter esta ação.
A tinta que nos injectamos na pele ao tatuarnos é composta de elementos -chumbo, níquel e arsênico – perigosos e cancerígenos, explica a procura. E isso não é tudo, de acordo com o European Commission’s Joint Research bem como são capazes de gerar mutações genéticas e criar efeitos tóxicos na reprodução, alergias ou danificar o sistema linfático.
Isto vai depender de fatores como a experiência do tatuador, as condições de higiene e os cuidados posteriores por porção do próprio cliente. No entanto, mesmo tomando todas as precauções “alguns desses problemas são imprevisíveis e dependem de fatores intrínsecos do respectivo paciente”, afirma a dermatologista. Doenças infecciosas: no tempo em que nos tatuamos, “o pigmento penetra pela derme e entra em contato com os capilares sanguíneos e vasos linfáticos, o que torna possível a transmissão de doenças infecciosas” bacterianas, virais e fúngicas, afirma a especialista. Tumores: se têm dado “casos de melanoma maligno, de carcinomas basocelulares, de carcinomas espinocelulares, de queratoacantomas e de dermatofibrosarcoma protuberans”, continua Catalão.
- Maquiagem pra fotografia
- Não maquiar as sobrancelhas
- Fotos pra revista anos 90. Nota: Laura Ramos. Foto: Cristina Fraire
- 7 Sistema reprodutivo 2.7.1 Genitais
- 160 O Futuro, 22 de dezembro de 1895. [ Hiperlinks ]
- dia vinte e três de novembro 2016 | 14:59
- 6 Cápsulas de libertação prolongada
Ainda que a razão é desconhecida, “é viável que se deva a uma constituição tóxica da tinta, juntamente com a apresentação à radiação uv e fatores genéticos”. Reações inflamatórias: aparecem de modo imediata depois da promoção e conseguem durar uma ou duas semanas “, como decorrência da crueldade que representam as múltiplas injecções intradérmicas de pigmento”.
não Importa a cor da tinta? A maioria das tintas utilizadas no mercado europeu chegam dos Estados unidos, Pra que sejam utilizadas mais de cem corantes e mais de 100 aditivos e, segundo a Agência Europeia das Substâncias Químicas, os pigmentos utilizados são de baixa pureza e vários deles nem são autorizados para o seu uso como produtos cosméticos.
“Mais de 80% dos corantes utilizados são orgânicos e mais de 60% deles são pigmentos azóicos, alguns dos quais conseguem liberar aminas aromáticas cancerígenas”, apontam desde a Agência. No entanto, existe diferença de acordo com as cores? “As tintas de cor não são mais agressivas do que a negra, todavia, sim, estão relacionadas com certas reações cutâneas de forma mais comum”, explica a especialista.