O público do Maracanã respondeu com um sonoro grito na noite dessa sexta-feira, o breve discurso do presidente interino do Brasil Míchel Temer pela cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio. O Suficiente pra ser fortemente apitado, ocorrência que impediu o início da cerimônia, ao ser nomeado no protocolo inicial.
Foi um espetáculo mágico que se viu no Maracanã, curso a infinita diversidade cultural brasileira e alegórico com alguns de seus lugares-comuns, sem desabar no foco. A história do Brasil foi representada em tuas origens vasta meio ambiente, grandes insetos articulados sobre o assunto uma selva verde de projeções que insuficiente tempo depois foi tomada por tribos indígenas e, mais tarde, pelos colonos portugueses. As expressões de surpresa e curiosidade entre os atores indígenas e os papéis portugueses refletiram, obviando a parte violenta, uma certa fração da convivência da colonização. Os escravos, interpretados todos por atores negros, entraram depois em cena e o verde selva ia manchando de pegada humana até tornar-se uma projeção multiculor e agrícola.
A história contada de uma maneira épica, mas claro, colorida e alegre como a cada ano acontece no carnaval do Sambódromo do Rio. Esses mesmos blocos-se-iam depois em alegorias das favelas, com incontáveis cantores negros do moderno ‘funk’ carioca-música eletrônica e sensual, nascida em bairros pobres, reivindicando o ritmo contemporâneo das periferias brasileiras.
Para as favelas se chegou após um show acrobático do ‘parkour’ a respeito de projeções em 3D de edifícios. Depois da festa, começaram os desfiles dos países. Cada delegação era comandado por uma bicicleta como vendedor ambulante cheia com plantas e um regador, lembrando o legado verde que deixarão os atletas.
Destaques brasileiros portando a bandeira olímpica e um coral cantando o hino, assim como o juramento olímpico feito por atletas e treinadores brasileiros, mostrava o caminho ao ponto desfecho da festividade. O fantástico estava por vir. Era impensável fantasiar um clima mais propício para aguardar a resolução do extenso mistério da noite: como se encendería a chama olímpica.
- Dezoito Wikipédia:Registro de deleções
- oito Aliança Europeia pra Liberdade
- Mestrado em Processo Civil
- 1988: Prémio de Investigação Científica e Técnica Maimónides da Junta de Andaluzia
- O presidente do Governo
- O cantor chinês-americano Wang Lee Hom e o apresentador sul-coreano Rain
- Se eliminam os trechos e taxas marginais de IRS
4. Corresponde à Generalitat da aptidão concorrente em matéria de ordenamento do setor pesqueiro. Artigo 121. Comércio e feiras. Artigo 121. Comércio e feiras. A indicação das condições administrativas pra exercer, a dos locais e estabelecimentos onde se suave a cabo e a organização administrativa do comércio eletrônico ou do comércio, por cada outro meio.
A regulação dos horários comerciais, respeitando o teu exercício o começo constitucional da unidade de mercado. A descrição de consumidor ou consumidora. A regulação da fato em matéria de consumidores e usuários. Artigo 133. Minas e energia. 1. Corresponde à Generalitat da habilidade concorrente em matéria de energia, de acordo com os princípios que institui a legislação básica estadual a respeito regime energético i das regras a respeito reservas estratégicas.
O estabelecimento de padrões de peculiaridade dos serviços de fornecimento de energia. A regulação da remuneração da atividade de distribuição e do regime económico aplicável à dotação de novos fornecimentos. A designação do operador da rede de distribuição de energia elétrica. 3. A Generalidade participa dos organismos estatais reguladores do setor energético e no planejamento de âmbito estatal do setor de energia que afecta o território da Catalunha. Artigo 133. Minas e energia.