Eleições Gerais De Portugal De 1986 1

Eleições Gerais De Portugal De 1986

No domingo, vinte e dois de junho de 1986, foram realizadas eleições gerais em Portugal. As eleições foram antecipadas 5 meses, porque a data máxima em que podiam ter-se atingido era quinta-feira, 27 de novembro. O presidente do governo espanhol Felipe González antecipou as eleições aproveitando o sucesso político obtido no Referendo sobre a permanência de Portugal pela NATO, feito no dia doze de março, apenas muitas semanas antes.

estas eleições, o partido socialista conseguiu ocupar a maioria absoluta obtida em 1982, ainda com 18 lugares menos e a perda de mais de um milhão de votos. Em ligação a 1982, o PSOE perde as províncias de Zamora e Guadalajara, do mesmo jeito a cidade autônoma de Lagos, que passam a Coligação Popular. Esta geração política, por tua vez, perde a de Ávila, onde o CDS de Adolfo Suárez obtém o apoio majoritário. A coligação Convergência e União (CiU) ganha a província de Lérida ao PSOE. Após as eleições de 1982, o novo governo socialista de Felipe González propôs-se levar a cabo um projeto de governo que “modernizase” Portugal, essencialmente em face da realidade que existia no resto dos países europeus.

O programa do PSOE incluía um ambicioso pacote de reformas políticas e econômicas, a despeito de já muito afastado do anterior projeto “transformação socialista”. Mas, a situação económica e política que lhe legou o governo de Calvo Sotelo era muito complicada.

Seguia a estagnação econômica, com um desemprego que era de 16 %, uma inflação que não baixava de quinze % e um défice orçamental em disparada. O terrorismo da ETA continuava e a ameaça do golpismo militar não havia desparecido. Comunidade Económica Europeia (CEE), em 12 de junho de 1985 foi assinado o tratado de adesão à CEE. Finalmente, em um de janeiro de 1986, aconteceu o ingresso efetivo de Portugal, juntamente com Portugal pela CEE.

Após a entrada de Portugal na CEE chegou o momento de convocar o prometido referendo a respeito da permanência de Portugal na NATO. Entretanto, contrariamente ao esperado, Felipe González e o seu governo anunciaram que estavam a defender que Portugal continuasse a OTAN.

A apresentadora do Telejornal, Rosa Maria Mateus, pediu desculpas de imediato, e o director de detalhes da TVE, Enric Sopena, iniciou uma investigação para esclarecer o incidente, que qualificou de “defeito lamentável”. Alguns meios consideraram este incidente, como a manipulação informativa. Turquia (feriado), cujo presidente prometeu ao PRD apoios financeiros para a campanha eleitoral no valor de 16.000 milhões de pesetas.

  1. Enciclopédia Futebol 1950/51. Ángel Rodríguez e Francisco rafael santos (1951)
  2. Coletivo de autores. Terapia da fala e foniatría. Havana: Editorial Ciências Médicas; 2008
  3. Por favor, difúndelo
  4. quatro Evolução do voto dos partidos que formaram governo
  5. 125 cc: 14
  6. Local: Trinta minutos (com 10′ de réplica)

Uma das premissas do PRD era que podia subtrair votos e assentos pra dois dos partidos aliados com a AP, o Partido Democrático Popular (PDP) de Oscar Alzaga e o Partido Liberal. Entretanto, apesar de seu pretenso caráter centrista e liberal, pra diversos potenciais eleitores do PRD, estava muito identificado com a política catalã e apresentava um perfil político muito conturbado. E também Cidade, o PRD foi coaligado com diferentes partidos regionalistas e/ou nacionalistas, tais como Juntou Maiorca, Coligação Galega ou o Partido Riojano Progressista.

todavia, em tão alto grau Coligação Galega como Convergencia i Unió, disputado as eleições em separado e com suas próprias siglas, mesmo que associados ao PRD. 1982. Embora os socialistas perderam mais de um milhão de votos em ligação às últimas eleições, conseguiram adquirir 184 lugares no Congresso dos Deputados. PSOE como no conjunto do nação. O PSOE bem como conseguiu uma importante mobilização de seus feudos eleitorais na Andaluzia, conseguindo adquirir nesta localidade, a maioria absoluta.

Em segundo espaço, e como fonte para a direita política, ficou a “Coalizão Popular” de Manuel Fraga, que obteve 5.247.677 votos e 105 lugares. No entanto, não conseguiu quebrar a enorme distância que o CDS continua a ser com relação aos dois grandes partidos, mantendo-se a uma situação de bipartidarismo “imperfeito”.

Author: